A Essential Nutrition, fabricante nacional de suplementos premium, tem emitido alertas sobre a crescente ameaça à saúde dos consumidores causada pelo aumento de casos relacionados à falsificação de suplementos, vendidos principalmente em plataformas de marketplaces.
Só neste ano, até o mês de junho, foram registradas mais de 400 denúncias, um aumento de 600% comparado ao mesmo período do ano anterior. Dados que trazem muita preocupação para a empresa. “As pessoas buscam os nossos produtos para melhorar a sua saúde, mas quando adquirirem produtos falsificados estão colocando a sua saúde em risco”, destaca Vitor Urban, diretor comercial da Essential Nutrition.
Os falsificadores são oportunistas, usam o nome das marcas conhecidas com preços muito abaixo dos praticados no mercado, como principal artifício para ganhar a atenção do consumidor, que na maioria das vezes nem imagina que a compra pode ser um processo de risco.
Então, qual o risco real para o consumidor? Não é possível saber ao certo o que tem dentro de um produto falsificado. Mas, com certeza, não tem os benefícios que o consumidor busca em um suplemento. Pelo contrário, pode conter substâncias tóxicas e causar efeitos nocivos, reações alérgicas e comprometer a saúde. “O que mais nos preocupa é o risco à saúde do consumidor”, conta a Dra. Elisa Urban, médica da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento. “Nossos suplementos são formulados com amplo embasamento científico e com as melhores matérias-primas do mundo. A nossa fábrica segue padrões farmacêuticos com rigorosos padrões de controle de qualidade e segurança alimentar. Falsificadores não têm essa preocupação”, complementa a médica.
Além disso, a aparência dos produtos e a velocidade com que as falsificações acompanham os lançamentos de diversas marcas de suplementação chamam a atenção. “Em um dos nossos últimos lançamentos, duas semanas foram suficientes para identificarmos a primeira falsificação”, relatou Vitor Urban. A constatação veio depois que um cliente estranhou a diferença na coloração das cápsulas, ao comparar com uma imagem divulgada pela empresa.
Atenção aos Marketplaces
Um marketplace é uma plataforma de comércio eletrônico que reúne vários vendedores em um único local virtual (site), como, por exemplo: Mercado Livre, Amazon, Americanas, Magazine Luiza, entre outros. Embora ofereçam produtos legítimos, conveniência e acessibilidade, essas plataformas também se tornaram um ponto fácil de distribuição para vendedores que comercializam produtos falsos e potencialmente perigosos. Ainda que essas plataformas sinalizem em seus sites uma política apropriada para comercialização de produtos, a falta de mecanismos rigorosos de verificação e controle por parte de alguns marketplaces permite a proliferação de mercadorias falsificadas, incluindo suplementos.
Entre os principais suplementos falsificados identificados estão os produtos em cápsulas como os ômegas e a coenzima Q10, além do whey protein e da creatina.
“Recebemos diversas denúncias de clientes que adquiriram produtos falsificados em marketplaces”, alerta Vitor Urban. Ele ressalta que não há problema em comprar nesses canais, mas o consumidor deve estar atento e verificar se o vendedor é uma revenda com cadastro ativo na marca, porque, atualmente, os marketplaces não fazem essa verificação antes de autorizar a loja a vender qualquer produto por lá.
Apesar das graves consequências à saúde do consumidor, a resposta dos marketplaces para enfrentar o problema da falsificação tem sido insuficiente, ficando a cargo do consumidor fazer a própria verificação sobre a autenticidade do vendedor.
A Essential Nutrition espera que, a partir da conscientização dos consumidores sobre o problema atual e também com as denúncias, as plataformas implementem controles mais rigorosos para qualificar os seus vendedores e assim, cuidar da saúde das pessoas.
Como evitar a compra de produtos falsificados?
A Essential Nutrition orienta que a melhor forma de prevenir fraudes é comprar nos canais oficiais e verificar se a revenda está cadastrada. Além de desconfiar dos preços muito abaixo dos praticados nos canais oficiais.
Para auxiliar nessa verificação e alertar os consumidores sobre os riscos à saúde, a empresa lançou uma campanha de marketing e criou uma página no seu site oficial, onde é possível consultar o CNPJ do vendedor e verificar se é uma revenda cadastrada. O diretor comercial destaca que “essa verificação é fundamental para evitar a compra de produtos falsificados e garantir os resultados esperados com a qualidade dos suplementos Essential Nutrition originais”.
Apesar de algumas caraterísticas físicas serem passíveis de verificação, há situações em que os rótulos e as embalagens não denunciam o perigo. Para quem tem alguma desconfiança sobre o produto adquirido, a orientação é para que não o consuma e entre em contato com o SAC, para que receba auxílio na verificação de autenticidade.
Confira mais dicas de como se proteger da ação dos falsificadores de suplementos no site da campanha:
www.essentialnutrition.com.br/protejasuasaude