O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE-MS, Marcos Camillo, participou nesta terça-feira, 28 de novembro, de uma reunião do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, realizada durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Fortaleza – CE. Marcos Camillo faz parte do Comitê como técnico representante do TCE-MS.
Na reunião foram tratadas as ações desenvolvidas neste Comitê durante o ano de 2023 e definidos quatro eixos de atuação para 2024, voltados para ações de fiscalizações educacionais nos Tribunais, que são: Ação de monitoramento da Fiscalização Ordenada – Operação Educação; Diagnóstico dos Planos de carreira e remuneração do magistério público municipal; Estudo e produção de indicadores para subsidiar a fiscalização a partir de duas bases de dados – o censo demográfico 2022 e a Prova Brasil 2021; e “Governança Colaborativa no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Ainda na terça-feira, o chefe da Divisão de Educação acompanhou a conselheira substituta, Patrícia Sarmento, na reunião da Instância de Conselheiros do Comitê Técnico de Educação do IRB, sob a presidência do Conselheiro Rodrigo Coelho, onde foram apresentados os resultados consolidados dos trabalhos realizados na área da alimentação escolar.
Em seguida, começaram os debates e a construção do plano de ações dessa instância durante o ano de 2024, com especial atenção para os temas: salário educação e desigualdades regionais. Ainda na reunião, também foram tratados os preparativos para realização da próxima edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será sediado no estado do Piauí.