Segundo dados divulgados no início de outubro deste ano no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil registrou um saldo positivo de 220.844 empregos com carteira assinada no mês de agosto. Durante todo o ano de 2023 já são mais de 1,38 milhão de saldo.
Para Weslei Lima, gestor do marketplace Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, o cenário parece favorável para as empresas e trabalhadores e isso deve ter impacto positivo em diversos segmentos. “Estamos acompanhando um ano em que podemos fechar com mais pessoas sendo contratadas do que demitidas. Isso por si só já representa um grande avanço para nossa economia”.
Apesar do otimismo, Lima ressalta que em alguns setores ainda existe uma dificuldade maior de colocação no mercado de trabalho por falta de plataformas que direcionem os trabalhadores para vagas e apresentem candidatos a empresas. “Em alguns segmentos, como no mercado de geotecnologia, por exemplo, não há sites de vagas que auxiliem a colocação de profissionais no mercado. Nas plataformas já conhecidas, muitas vezes, não há empresas ofertando vagas nessa área ou pessoas procurando oportunidades de trabalho no ramo”, diz.
Para apoiar os profissionais desse nicho, o Mercado Topográfico, que já atua como um marketplace que oferece produtos e serviços na área de topografia e outras profissões relacionadas, criou em seu site uma aba para anunciar vagas a trabalhadores do ramo. “A ideia é que as empresas disponibilizem oportunidades, o que deve impactar positivamente no segmento. Acreditamos que poderemos auxiliar toda a cadeia do setor”, reforça.
O gestor acrescenta ainda que a iniciativa é um novo módulo que deve ampliar a força e o crescimento do ramo de topografia. “Nosso objetivo é criar uma experiência única para todos os usuários, fornecendo recursos para cadastrar anúncios de vagas em um plano Padrão ou Premium, criar e visualizar perfis profissionais e gerar alertas. Estamos também desenvolvendo uma página em que os profissionais poderão visualizar comentários feitos por outros usuários sobre as empresas. Em breve, estará disponível”, finaliza.