Árvore na Avenida Mato Grosso, em frente do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, está recebendo tratamento “médico”, por parte da Prefeitura Municipal, por intermédio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). Além disso, técnicos recebem a capacitação para atuar com a Arborização Urbana.
Conforme Luís Eduardo Costa, secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, a capacitação está na parte prática onde estão sendo demonstradas diferentes técnicas para o tratamento de árvores notáveis catalogadas pelo município. “Hoje a técnica é a aplicação de aminoácidos, macro e micronutrientes para melhorar a condição geral da árvore. Fornecendo os elementos para que a árvore melhore sua imunidade e condição fitossanitária”, explica.
Como parte da capacitação prática que os técnicos da Semadur estão recebendo para o tratamento das árvores notáveis e imunes ao corte catalogadas pelo município, hoje uma das Figurinhas da Avenida Mato Grosso está recebendo aminoácidos, macro e micronutrientes para melhorar sua condição geral, fornecendo os elementos para que a árvore possa melhorar sua imunidade e condição geral de fitossanidade.
Esses ténicos da Prefeitura receberão até amanhã (12) capacitação para tratamento e nutrição de árvores notáveis, ou seja, árvores imunes ao corte, raras ou de alto valor ecológico e paisagístico catalogadas no município. Esse é um trabalho importante, pois Campo Grande tem um patrimônio arbóreo histórico de extrema relevância, além de ser uma Tree City of the World – Cidade Árvore do Mundo.
Durante a capacitação serão apresentadas técnicas para o tratamento de árvores jovens e adultas por meio do protocolo de boas práticas adotado pela Sociedade Internacional de Arboricultura dentro das normas internacionais, sendo demonstradas as melhores técnicas para trabalho de solo, para combate de pragas, para a descompactação do solo e aeração, para o tratamento da árvore, bem como, técnicas para mitigação de risco e tratamento estrutural, correção dos defeitos estruturais da árvore, assim, mantendo a vitalidade e tornando a árvore mais segura para a população.
A capacitação teórica e prática está sendo ministrada pelo biólogo, doutorando em engenharia agrícola e arborista certificado pela International Society of Arboriculture (ISA), Gustavo Henrique Garcia.