• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Segunda-feira, Outubro 27, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Política

Ameaça ao Brasil e ‘tomar Groenlândia de um jeito ou de outro’: 7 destaques do discurso de Trump no Congresso

Alan Diógenes by Alan Diógenes
6 de Março de 2025
in Política, Últimas Notícias
0
Ameaça ao Brasil e ‘tomar Groenlândia de um jeito ou de outro’: 7 destaques do discurso de Trump no Congresso

Trump mencionou o Brasil ao falar na guerra comercial dos EUA © Reuters

Share on FacebookShare on Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso na noite de terça-feira (04/03) em uma sessão conjunta do Congresso pela primeira vez desde que voltou ao poder, no qual delineou sua visão para seu segundo mandato.

“O sonho americano é imparável”, disse Trump no mais longo discurso presidencial já registrado no Congresso, com uma hora e 40 minutos. Ele foi vaiado pelos democratas e aplaudido pelos republicanos presentes.

Post+

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Em seis semanas de governo, o presidente republicano agiu para cortar empregos entre os servidores públicos, reprimir a imigração, impor tarifas aos maiores parceiros comerciais dos EUA e colocar a aliança transatlântica em xeque por causa da guerra na Ucrânia.

Confira abaixo alguns dos principais pontos do discurso de Trump no Congresso.

1. Guerra comercial e ameaça ao Brasil

Trump falou sobre a guerra comercial que ele iniciou esta semana, incluindo tarifas de 25% sobre o México e o Canadá, e mais 10% sobre as importações chinesas.

Após dias de turbulência nos mercados, que receberam mal as medidas, Trump minimizou as potenciais consequências econômicas da guerra comercial.

No momento em que ele tocou no assunto, Trump foi menos aplaudido no Congresso. Muitos republicanos permaneceram sentados — um sinal de que as tarifas de Trump dividiram o partido.

“As tarifas são sobre tornar a América rica novamente e tornar a América grande novamente”, disse Trump.

“E está acontecendo. E vai acontecer bem rápido. Haverá uma pequena perturbação, mas estamos bem com isso. Não será muito.”

Trump fez uma menção ao Brasil: “Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México, Canadá e inúmeras outras nações nos cobram tarifas muito mais altas do que cobramos deles, o que é extremamente injusto”.

Trump disse que tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA entrarão em vigor em 2 de abril.

“No dia 2 de abril, entram em vigor tarifas recíprocas, e qualquer tarifa que nos impuserem, nós também imporemos a eles… qualquer imposto que nos cobrarem, nós os taxaremos. Se usarem barreiras não monetárias para nos manter fora de seus mercados, então usaremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado”.

Trump foi ovacionado por republicanos e vaiado por democratas© EPA

2. “Vamos tomar a Groenlândia de um jeito ou outro”

Trump disse no discurso: “Esta noite também tenho uma mensagem para o povo incrível da Groenlândia”.

“Apoiamos fortemente o seu direito de determinar seu futuro. E se escolherem fazer isso, nós os receberemos nos Estados Unidos”, disse Trump, em um aceno aos 56 mil habitantes do país, a maioria do povo Inuit.

A ilha, a maior do mundo, é um território autônomo da Dinamarca.

Em outras ocasiões, Trump havia dito que a Dinamarca deve desistir de interferir no território para, em suas palavras, “proteger o mundo livre”.

Ele voltou a falar sobre o assunto no discurso no Congresso.

“Precisamos da Groenlândia para a segurança nacional e até mesmo para a segurança internacional. Estamos trabalhando com todos os envolvidos para tentar obtê-la. Realmente precisamos dela para a segurança global e acho que vamos obtê-la. Vamos obtê-la de um jeito ou de outro”, disse ele no Capitólio.

“Nós os manteremos seguros. E os faremos ricos.”

A Groenlândia é de importância estratégica para os EUA, pois fica na rota mais curta para a Europa. Além disso, contém reservas significativas de minerais e petróleo.

3. Uma “carta importante” de Zelensky

Trump disse que recebeu uma “carta importante” do líder da Ucrânia no início do dia, que parecia corresponder ao que Volodymyr Zelensky postou publicamente nas redes sociais.

O presidente da Ucrânia disse que estava pronto para trabalhar sob a “forte liderança” de Trump para acabar com a guerra e “ir à mesa de negociações o mais rápido possível para trazer uma paz duradoura mais perto”.

“Agradeço que ele tenha enviado esta carta”, disse Trump aos parlamentares americanos.

Zelensky aceitou os termos americanos um dia depois de Trump suspender toda a ajuda militar ao sitiado aliado dos EUA.

Isso ocorreu após uma reunião acalorada na Casa Branca na semana passada, quando os dois líderes discutiram diante das câmeras de TV, antes de cancelar os planos de assinar um acordo de minérios que permitiria aos EUA lucrar com uma parceria econômica envolvendo os recursos naturais da Ucrânia.

Analistas diziam que Trump esperava anunciar durante seu discurso ao Congresso que o acordo havia sido finalmente fechado. Mas isso não aconteceu.

4. Obrigado a Elon Musk

Musk foi citado por Trump e aplaudido por republicanos© EPA

Trump fez uma menção especial ao bilionário Elon Musk, que estava assistindo da galeria, no início de seu discurso.

Musk lidera a força-tarefa do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) que demitiu dezenas de milhares de servidores públicos e cortou bilhões de dólares em ajuda externa e em programas em todo o governo federal.

O empresário da SpaceX e da Tesla, vestindo um terno escuro com uma gravata azul, levantou-se para receber aplausos da plateia de parlamentares.

“Obrigado, Elon”, disse o presidente. “Ele está trabalhando muito duro. Ele não precisava disso.”

Trump continuou listando alguns exemplos de gastos desnecessários que ele disse terem sido eliminados pela iniciativa de corte de custos de Musk, provocando risos dos republicanos.

“Oito milhões de dólares para promover LGBTQI+ na nação africana de Lesoto, da qual ninguém nunca ouviu falar”, disse Trump.

Os parlamentares democratas seguraram cartazes dizendo “Musk rouba” e “mentira”.

O Doge afirma já ter economizado US$ 105 bilhões, mas esse número não pode ser verificado de forma independente. Dados foram publicados mostrando economias de US$ 18,6 bilhões, mas erros contábeis foram relatados por veículos de imprensa dos EUA que analisaram os números.

5. Democratas vaiam Trump

Nos primeiros cinco minutos do discurso, o deputado democrata Al Green, do Texas, foi escoltado para fora da Câmara após se recusar a cumprir as exigências do presidente da Câmara de parar de importunar o presidente, tomando seu assento.

Enquanto Trump falava, outros democratas seguravam cartazes dizendo “Isso é mentira”.

Com os republicanos no controle da Casa Branca, Câmara dos Representantes e Senado, os democratas ainda não têm uma liderança clara no partido para tentar conter a onda de medidas do governo Trump.

O democrata Al Green se recusou a parar de vaiar durante o discurso de Trump© EPA

Muitas mulheres democratas chegaram à Câmara vestindo terninhos rosa em protesto. Dezenas de seu partido — algumas delas usando as palavras “Resista” impressas nas costas de suas camisas — deixaram a Câmara durante o discurso do presidente.

“Não há absolutamente nada que eu possa dizer para fazê-los felizes”, disse Trump, aparentemente feliz com o rancor dos democratas.

A liderança democrata escolheu Elissa Slotkin — senadora de primeiro mandato do Michigan, Estado em que a vitória eleitoral de Trump foi relativamente apertada — para entregar a resposta oficial do partido às políticas do governo.

Ela acusou Trump de uma “doação sem precedentes para seus amigos bilionários” e alertou que “ele poderia nos levar direto para uma recessão”.

6. Combate à imigração e homenagem

Durante o discurso, Trump anunciou que renomeou um refúgio de vida selvagem do Texas em homenagem a uma garota de Houston que foi supostamente morta por imigrantes indocumentados.

Jocelyn Nungaray, de 12 anos, foi encontrada morta em junho de 2024 após ser dada como desaparecida. Alexis Nungaray, sua mãe, foi convidada pela primeira-dama Melania Trump a assistir ao discurso do presidente.

Na sua posse, em janeiro, Trump prometeu que seu governo começaria a deportar “milhões e milhões” de imigrantes com antecedentes criminais.

O número de migrantes cruzando ilegalmente a fronteira sul caiu no mês passado para o menor nível em pelo menos 25 anos.

Mas o presidente republicano teria ficado frustrado com o ritmo das remoções, que até agora não conseguiram superar os números de deportados durante o último ano de seu antecessor, Joe Biden.

7. Trump culpa Biden pelos preços dos ovos

O aumento do custo dos ovos tem sido manchete nas últimas semanas nos EUA. E Trump — que prometeu aos eleitores que acabaria com a inflação — deixou claro quem ele considerava responsável.

“Como vocês sabem, herdamos, da última administração, uma catástrofe econômica e um pesadelo de inflação”, disse Trump.

“Joe Biden, especialmente, deixou o preço dos ovos sair do controle — e estamos trabalhando duro para baixá-lo novamente.”

Os preços dos ovos dispararam sob Biden, pois seu governo ordenou que milhões de aves fossem abatidas no ano passado em meio a um surto de gripe aviária. Os preços continuaram subindo no começo da presidência de Trump.

A inflação anual subiu ligeiramente para 3% no mês passado, mas bem abaixo do pico de 9,1% em 2022.

Apenas um em cada três americanos aprova a forma como Trump lida com o custo de vida, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na terça-feira.

BBC News Brasil

Post

Em Amambai, filme de animação “+ Forte” ganha exibição especial no evento Mulheres em Cena

Próximo

Período chuvoso acende alerta: além da dengue, chikungunya também exige atenção

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS
Novidades

Deputada Camila Jara cobra fiscalização e repasse da redução no preço da gasolina em MS

by Alan Diógenes
2025/10/26
0

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) encaminhou ofício ao Procon-MS...

Ler mais...
Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

Stock Car: Thiago Camilo vence na chuva corrida principal emocionante em Campo Grande

2025/10/26
Justiça: Santa Casa deverá ajustar local de trabalho, após práticas de assédio moral

Médicos da Santa Casa de Campo Grande protestam na segunda-feira contra 5 meses de atraso salarial

2025/10/26
ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

ARTIGO: O agronegócio sob fogo cruzado, por Eduardo Berbigier

2025/10/26
Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

Pit stop diferente: piloto da Stock Car emociona crianças e famílias da AACC/MS e do CETOHI

2025/10/26
Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

Medicamento usado por Ana Castela para espinhas exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista

2025/10/26
Dia do Hambúrguer celebra uma das iguarias mais versáteis da gastronomia mundial

Burger Fest chega a Campo Grande e 9 hamburguerias disputam o título de melhores do Brasil

2025/10/26
Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

Mantenha seus exames em dia e entenda a importância de um acompanhamento médico

2025/10/26
ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

ARTIGO: Amar Sem se Perder de Si Mesmo

2025/10/26
Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

Prefeitura diz que é fake news de que tirou dinheiro da Saude para pagar Consórcio Guaicurus e evitar greve na segunda

2025/10/25
Ler mais...
Próximo
Período chuvoso acende alerta: além da dengue, chikungunya também exige atenção

Período chuvoso acende alerta: além da dengue, chikungunya também exige atenção

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Empresário é encontrado morto com tiro na cabeça em área rural de Campo Grande

Empresário é encontrado morto com tiro na cabeça em área rural de Campo Grande

3 de Outubro de 2025
Vacinação contra Covid-19 é retomada com idosos de 61 e horário estendido na Capital

Vacinação contra Covid-19 é retomada com idosos de 61 e horário estendido na Capital

16 de Abril de 2021
Deputada solicita veículos para atender moradores da zona rural de MS

Deputada solicita veículos para atender moradores da zona rural de MS

29 de Novembro de 2023
Homem que esfaqueou outro em bar do São Jorge da Lagoa é preso

Homem que esfaqueou outro em bar do São Jorge da Lagoa é preso

8 de Junho de 2022
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.