Esconde-esconde, pega-pega, queimada, amarelinha. Com certeza essas e outras brincadeiras marcaram a infância de muita gente. Aliás, essa é uma das fases mais gostosa da vida. Mas além da diversão, brincar proporciona muitos outros benefícios aos pequenos.
“As brincadeiras são extremamente importantes para o desenvolvimento pleno das crianças, pois estimulam a criatividade e imaginação, enriquecem o aprendizado e trabalham as habilidades de expressão, investigação e trabalho em equipe”, explica Simone Rodrigues de Melo, psicóloga da Unimed Campo Grande.
Além disso, o brincar ajuda a criança a lidar com emoções, como alegria, frustração, satisfação e interesse, a desenvolver autonomia e responsabilidade, assim como cooperação e empatia, tanto com as outras crianças quanto com os familiares.
Outro ponto muito importante é que as brincadeiras, quando saudáveis, contribuem com a saúde mental das crianças.
“Brincando, a criança aprende a se expressar, compartilhar e interagir. Além dos benefícios para a saúde física, as brincadeiras são fundamentais para a saúde mental delas, pois estimulam a capacidade de pensar e lidar com suas emoções, auxiliando na constituição da sua personalidade”, ressalta Simone.
Para estimular os pequenos optarem por brincadeiras saudáveis e ainda absorver todos os benefícios que elas proporcionam, Simone sugere: “para as crianças menores são boas opções: pega-pega, esconde-esconde, caça ao tesouro, teatro de fantoches, massinha de modelar, mímica e cabana. Já para os maiorzinhos, a sugestão são os jogos de tabuleiro, como dama e xadrez, stop, além de brincadeiras com bola”.
A psicóloga destaca ainda que a família também pode se envolver nas brincadeiras. “Tanto as brincadeiras individuais quanto as em equipe são ótimas formas de enriquecer o aprendizado e o funcionamento psíquico dos pequenos. E quando pais, avós, tios puderem brincar juntos, é ainda melhor”, finaliza.
Unimed.