Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Afro Presença, que vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Neste ano, o evento vai abordar o tema “Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho”. As mesas de debate e capacitações serão transmitidas no canal TVMPT no Youtube. Faça a sua inscrição no site do Afro Presença.
Ao todo, serão 23 mesas de debates que vão discutir temas como igualdade salarial entre homens e mulheres, igualdade racial na administração pública, mulheres negras em cargos de gestão, participação da população LGBTQIA+ e negra no trabalho, violências de gênero e de raça no âmbito do trabalho e equidade de raça e gênero para pessoas com deficiência. Participam dessas atividades representantes de organismos internacionais, judiciário, ministério público, advocacia, poder executivo, academia, movimentos negros e outros movimentos sociais, sindicalistas, empresas e outros.
O evento também terá 7 capacitações voltadas à empregabilidade dessa população oferecidas por importantes empresas da área de seleção e recrutamento do país. Entre os temas que serão abordados estão discriminação sistêmica, mentoria e rede de apoio para mulheres e minorias raciais no ambiente de trabalho, acolhimento e desenvolvimento de mulheres e o papel do RH na construção da cultura inclusiva. Grandes empresas vão compartilhar boas práticas de inclusão no ambiente de trabalho.
Além disso, o Afro Presença vai disponibilizar um mural com oportunidades de vagas de estágio e de emprego, incluindo vagas afirmativas para negras e negros.
Nas quatro últimas edições, o Afro Presença o evento já impactou mais de 55 mil pessoas, entregou mil bolsas de estudo em inglês e ofereceu 20 mil vagas de emprego.
No total serão 155 participações nas 31 atividades deste ano. O encerramento do Afro Presença 5ª edição será com a Roda de Samba: Ancestralidade e Alegria, com a participação de importantes sambistas cariocas.
De acordo com a coordenadora-geral do Afro Presença, Valdirene Silva de Assis, o Afro Presença é um espaço de conscientização social contra a discriminação racial no trabalho, oferta de capacitações, fortalecimento de uma rede pela inclusão racial, encaminhamento ao mercado de trabalho e de valorização da diversidade humana.
Para a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Danielle Olivares Corrêa, “o Afro Presença é um importante espaço de interlocução social do Ministério Público do Trabalho que dá oportunidade para discussão e conscientização sobre o racismo no Brasil, desafios a serem enfrentados e oportunidades para a inclusão e a igualdade das pessoas negras nas relações de trabalho, seja pela conscientização e combate à discriminação, seja pelas capacitações oferecidas, pelas vagas de trabalho ofertadas e pela aproximação com RHs de grandes empresas”.
A iniciativa surgiu por meio do Projeto Nacional “Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho do MPT” do MPT, criado para prevenir e combater a discriminação racial no mercado de trabalho e incentivar a adoção de ações afirmativas em empresas. Em 2023, o projeto incluiu o tema igualdade de gênero e passou a se chamar “Igualdade no Trabalho para todas as mulheres e para a População Negra”.
Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho